terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mel e Canela, muita saúde!

      A gente pensa que já sabe muita coisa sobre ele, mas sempre aparece mais uma utilidade desse verdadeiro tesouro produzido pelas abelhas.
      O mel é um excelente cicatrizante de ferimentos, queimaduras e cortes de qualquer tipo, inclusive de cortes cirúrgicos! Além da máscara esfoliante, hidratante e nutritiva, tem uma lista de maravilhas que podem ser feitas com mel.
      É preciso cuidado na hora de comprar mel. Verificar sua origem e composição é indispensável para não acabar levando água fervida com açúcar e limão, muitas vezes encontrada nas barraquinhas de vendedores ambulantes e até em mercados.
      Tem um vidro com um restinho de mel, já açucarado, esquecido lá no fundo da prateleira? Use. Mel não tem vencimento. Para recuperar a forma líquida é só aquecer em banho-maria, lentamente. Jamais em microondas! Para que o mel não açucare guarde fora da geladeira e longe de muita claridade.
      Vamos às mil e uma utilidades, informações e novidades!
      USE REGULARMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ

1) DOENÇAS DE CORAÇÃO: Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmenteno café da manhã no lugar de manteiga e geléia. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa. O uso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração e fortalece as batidas do coração. Na América e no Canadá, várias casas de assistência a idosos utilizamo método para proteção aos pacientes, notando-se que a canela revitaliza artérias e veias.

2) ARTRITE: Misturar uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada de mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar.

3) COLESTEROL: Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela, misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas. Como mencionado para pacientes artríticos, se tomado 3 vezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crônico. Além disso, mel puro tomado com comida diariamente alivia reclamações de colesterol.

4) INFECÇÕES DE BEXIGA: Tome duas colheres de sopa de pó de canela e uma colher de chá de mel dissolvidas em um copo de água morna. A mistura destrói os germes na bexiga.

5) INFECÇÕES DE RINS: Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

6) SISTEMA IMUNE: O uso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema protegendo o corpo de bactérias e ataques virais. Os cientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração de ferro. O uso constante do mel fortalece os corpúsculos de sangue brancos para lutar contra bactérias e doenças virais.

7) MORDIDAS DE INSETO: Misture uma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente uma colher de chá de pó de canela, fazendo uma pasta. Massageie o local picado, lentamente, e a dor cederá dentro de um ou dois minutos.

8) PERDA DE CABELO: Os que têm problemas de perda de cabelo, ou calvície, podem aplicar uma pasta feita com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de pó de canela antes do banho. Aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.

9) DOR DE DENTES: Faça uma pasta de uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel e aplique no dente dolorido. A aplicação pode ser feita 3 vezes por dia.

10) CALAFRIOS: (Resfriado) Os que sofrem de calafrios, comuns ou severos, devem tomar diariamente uma colher de sopa de mel morno com ¼ de colher de pó de canela durante 3 dias. Este processo cura tosse crônica, o frio e compensará os seios.

11) ESTÔMAGO DE POMBO: O Mel tomado com o pó de canela alivia dores de úlceras de estômago. Tomar duas vezes ao dia, após as principais refeições.

12) GASES: Segundo estudos feitos na Índia e no Japão, o estômago ficará aliviado de gases, se o mel for tomado com o pó de canela, duas vezes ao dia, após as principais refeições.

13) INDIGESTÃO: O pó de canela, salpicado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes da comida, alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas.

14) INFLUENZA: Um cientista na Espanha comprovou que o mel contém o ingrediente natural que mata os germes da'influenza' e protege o paciente contra seu ataque.

15) LONGEVIDADE: Chá feito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente, detém as devastações da idade. Ferva 4 colheres do mel, 1 colher de pó de canela e 3 xícaras de água, para fazer um chá. Beba ¼ de xícara 3 a 4 vezes por dia. Serve para manter a pele fresca e suave além de permitir maior longevidade, fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito mais facilidade.

16) BORBULHAS OU PÊLOS ENCRAVADOS: Fazer uma pasta com três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó. Aplique-a nos pêlos encravados, antes de dormir, e lave-as na manhã seguinte com água morna. Se feito diariamente durante duas semanas, ela retira as borbulhas da raiz.

17) INFECÇÕES DE PELE: Aplicação de mel e pó de canela, em partes iguais sobre as partes afetadas, curam eczema, tinha e todos os tipos de infecções de pele. Usar após o banho, sobre a região bem limpa.

18) CÂNCER/CANCRO: Pesquisa recente no Japão e Austrália revelou que tanto o câncer do estômago como o de ossos foram curados com sucesso. Os pacientes que sofrem dessas espécies de câncer devem tomar diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher de chá de pó de canela, durante um mês, 3 vezes por dia.

19) FADIGA: Os estudos recentes mostraram que o conteúdo de açúcar do mel é mais útil que nocivo à força do corpo. As pessoas idosas que recebem o mel e o poder da canela em partes iguais são mais vigilantes e flexíveis. Doutor Milton, o responsável pela pesquisa, afirma que aquele copo de água tomado com meia colher de sopa de mel salpicada com pó de canela, diariamente ao levantar e à tarde, aproximadamente às 15h, quando a vitalidade do corpo começa a diminuir, revigora a vitalidade do corpo dentro de uma semana.

20) MAU HÁLITO: A primeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo com uma colher de chá de mel e pó de canela. Modo de fazer: misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel. Assim a respiração se mantém fresca por todo o dia.

21) PERDA DE AUDIÇÃO: Fazer uso diário de mel e pó de canela, tomado em partes iguais, melhora a audição.

22) RESFRIADOS: Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colherada de mel morno com 1/4 colherada de canela em pó e tomar com freqüência.

23) PARA PERDER PESO: Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com canela fervido numa xícara de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.

24) DOR DE GARGANTA: Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de maçã.

IMPORTANTE: Observações muitíssimo importantes:

- Esta é uma lista sugerida de benefícios do mel e não uma lista de recomendações médicas. Quem precisa de atenção de médico ou de dentista deve procurar esses profissionais e confirmar a possibilidade de seu uso durante qualquer tratamento. Crianças até um ano de idade não devem comer mel, sob risco de terem reações que podem levar a óbito. Só deve ser usado mel na alimentação infantil, depois de consultar um pediatra. Depois de misturado com água o mel pode fermentar. Melhor preparar só a porção que vai ser consumida no mesmo dia. Mesmo que algumas sugestões pareçam estranhas (e até engraçadas) use mel de vez em quando, nem que seja só para adoçar a vida! Sem efeitos colaterais conhecidos, você só não pode usar o mel e a canela se realmente for alérgico aos produtos. Porém, alerto as gestantes que antes de tomar qualquer chá ou medicamento deve consultar o seu médico. Antes de usar qualquer tratamento, procure conversar com o seu médico.

      Outras informações: Untar com mel uma úlcera diabética pode prevenir a necessidade de amputar um pé infectado, disseram pesquisadores americanos. Um médico da Universidade de Wisconsin (norte), que ajudou seis pacientes diabéticos a evitar a amputação, lançou um ensaio clínico para promover o uso da terapia com mel. Essa terapia consiste em introduzir uma grande quantidade de mel dentro da ferida, depois de se remover a pele morta e as bactérias. O mel mata as bactérias, porque é ácido e evita complicações de resistência bacteriana, que ocorrem nos antibióticos tradicionais, disse Jennifer Eddy, professor na Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade. "É um assunto tremendamente importante para a saúde mundial", destacou Eddy. Os diabéticos têm, tipicamente, circulação deficiente e menos habilidade para combater infecções e, por fim, as úlceras podem ser difíceis de tratar. Uma amputação é praticada a cada 30 segundos no mundo, acrescentou Eddy. As terapias com mel são utilizadas para tratar úlceras na Nova Zelândia e como uma forma alternativa de medicina na Europa, mas foram menosprezadas nos EUA.

Aproveitem essas dicas.

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...