sábado, 23 de janeiro de 2010

Maneira certa de guardar alimentos na geladeira


Eu sei que seguir 100% das regras é uma chatice, mas podemos ir organizando nossa vida aos poucos, evitando o desperdício, por exemplo: não jogar comida fora. Detesto isso!
Aí vão algumas dicas importantes:
  • Feito a comida, não deixe mais do que 1 hora fora da geladeira. Guarde numa tijela de vidro ainda aberto na geladeira, só depois de 1 ou 2 horas poderá fechá-lo. Tampar vai criar aquelas bolinhas de água que vão formar bactérias, o que faz com que a comida dure muito menos. Sempre que tirar a tampa e tiver essas bolinhas de água, seque com papel.
  • Lave as verduras e as frutas, seque e guarde-as em saquinhos na gaveta.
  • É preciso guardar os alimentos de acordo com a temperatura que eles necessitam. Na parte superior ficam os alimentos que precisam de mais refrigeração. Na inferior ficam os alimentos que precisam de menos refrigeração. O gengibre por exemplo não gosta de frio, tem que ficar fora da geladeira. 
  • Não deixe latas abertas, passe-as para um pote de vidro bem fechado, aliás, dentro da geladeira tudo deve ser bem fechado.
  • Lembre-se que na porta, a refrigeração é menor. Guarde só alimentos de baixa perecibilidade.
  • Deixe os ovos na parte interna da geladeira, não na porta.
Bom, acho que não esqueci de nada.

Bjss

Substâncias tóxicas do plástico

Plástico: como evitar as substâncias tóxicas

Para guardar comida, para fazer suco, para servir saladas. Vá na sua cozinha e preste atenção: quanto há de plástico nela? Se a sua resposta for “são incontáveis”, atenção: é preciso saber que tipo de plástico você leva para dentro de casa.

E mais: saiba o que você deve e o que você não pode fazer ao usar utensílios que contenham este produto. “Ninguém sabe o quão tóxicos são os plásticos, mas estes materiais contém aditivos químicos”, alerta o guia do Environmental Working Group, uma organização de divulgação das informações referentes à saúde pública.

Segundo o guia, não devemos usar plásticos de bisfenol-a (BPA) como o policarbonato. Estudos e testes demonstram que é desregulador de hormônios, responsável por mudanças de comportamento e pode provocar doenças.

Apesar disso, este plástico é comumente usado para guardar comida e água e pesquisas revelaram que o material é encontrado no organismo de quem os utiliza com frequência. Também não coloque em contato com a boca utensílios de PVC. E procure os produtos livres de BPA.

Como utilizar utensílios de plástico .

Não leve os plásticos ao micro-ondas, mesmo que eles sejam feitos para isso.

Não use recipientes de plástico para bebidas quentes, apenas frias.

Não deixe crianças e bebês entrarem em contato com plástico de produtos eletrônicos, como controle remoto e telefones celulares.

Não use recipientes plásticos quebrados, pois eles podem liberar substâncias tóxicas.

Ao lavar na máquina, deixe longe do aquecimento. Mas prefira lavar à mão.

Fonte: http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Plastico--como-evitar-as-substancias-toxicas.html


O Instituto Nacional do Câncer, através de sua Coordenação de Prevenção e Vigilância do Câncer, emitiu em março passado uma nota técnica sobre a dioxina, em que confirma não só a toxicidade da substância, mas também admite seu potencial carcinogênico.

No aspecto alimentar, o Inca explica que “a dioxina detectada na terra, em sedimentos e suspensa na água será absorvida pelas plantas e subseqüentemente ingerida por animais e armazenada no tecido adiposo deles.

O consumo de tecidos animais e vegetais (incluindo as verduras) é o modo de entrada da dioxina no corpo humano”.

Outro modo dos seres humanos terminarem a ingerindo é justamente pelo aquecimento de plásticos contendo alimentos, o que ocorre rotineiramente no uso do microondas. Assim, qualquer plástico pode conter dioxina, desde brinquedos a garrafas PET.

Porém, em condições normais de temperatura, o composto não é liberado. Visto que não há como ter segurança quanto à presença ou não da dioxina num plástico específico, vale o princípio da precaução.

Ou seja, o recomendável é que nunca se aqueça alimentos no microondas em recipientes desse material. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro que suporte o calor (temperado).

Essa cautela se aplica também para as bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo.

Tal cuidado é simples e pode evitar danos sérios à saúde. Segundo a nota técnica do Inca, a dioxina se acumula no tecido gorduroso de animais e todos os estudos realizados com eles têm revelado o potencial cancerígeno do composto, mesmo em baixas doses. ”É uma substância com efeito cumulativo e residual a longo prazo.

O tempo de meia vida é de, em média, 7 anos”, diz o alerta, informando ainda que alguns estudos têm relacionado a exposição a dioxinas com problemas reprodutivos e deficiências do sistema imunológico.

Gente, é sério. Troque o plástico pelo vidro. Não carregue água em garrafa plástica no carro nesse calor.

Não custa nada prevenir.

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...