sábado, 8 de maio de 2010

Cromoterapia

A Cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela freqüência e que resulta em saúde, bem estar e harmonia. Assim, podemos dizer que as cores influenciam diretamente nossas emoções, por isso devemos nos informar sempre sobre suas propriedades, principalmente antes de pintarmos as paredes de uma casa.


Significados das cores de acordo com a cromoterapia:

Vermelho: É vitalizante, estimulante e excitante, além de aumentar a pressão sanguínea. Associa-se ao perigo e advertência, mas também ao sol e a energia.

Laranja: É a cor da alegria. É antidepressiva, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico - inclusive abrindo o apetite, rejuvenesce e vitaliza, podendo também elevar a pressão sanguínea.

Amarelo: É a cor da inteligência. Ajuda na concentração, na criatividade e nos estudos. Representa luz, ação, vida e o poder do ouro. Por estar relacionada à luz do sol, significa alegria e bom humor. De forma isolada pode proporcionar perda de estabilidade ou foco, aumentando o nervosismo e a incerteza.

Verde: É a cor regeneradora. O equilíbrio do espectro. Pode ser utilizada para desequilibrar as vibrações causadas pelo raio de uma doença. Está associada afetivamente à paz, natureza, saúde, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.

Azul: De todas é a mais curativa. Extremamente relaxante, calmante, traz paz e clareza mental. Pode auxiliar na remoção de dores de cabeça e enxaquecas.

Lilás: É o equilíbrio da consciência: dignidade e divindade, mas também estabilidade. Acalma a tensão nervosa e harmoniza, por isso é utilizada na meditação e concentração. Rosa: É o símbolo do amor, da afetividade e da compaixão.

Marrom: Cor da integração. É associada ao outono, às doenças e a terra. Mas também pode gerar um clima de monotonia.

Preto: Esta cor atrai todas as vibrações para si, absorvendo-as. Funciona como um isolante. Se usada em exagero pode ser depressiva.

Branco: Representa o máximo da pureza. É associado ao prestígio, distinção, economia, silêncio, leveza, tranqüilidade e limpeza.

Como escolher a cor:

A Design de Interiores Mary Ester - especialista no estudo das cores para ambientes -, alerta que "quando sentimos vontade de mudar a pintura da casa, antes é preciso buscar informações sobre os valores e a vibração das cores, pois elas irão influenciar sua vida, mesmo com as luzes apagadas".

De acordo com a terapeuta, especialista em cromoterapia, Daisy Lopes, "Seria importante conhecer a pessoa ou a família antes de dar as dicas, saber do que a pessoa está precisando." Ou ainda, reconhecer o ambiente, definir os objetos, saber qual a permanência das pessoas em cada ambiente, conhecer as atividades exercidas no ambiente etc.

Mas ainda assim, Daisy indica, por exemplo, os tons claros de verde, azuis e rosa para os quartos. "A parede a ser pintada deve ser onde fica o encosto da cama" , completa a terapeuta.

Uma dica é a parede que fica atrás da televisão. Por exemplo, se a parede for totalmente branca, sempre haverá reflexo, atrapalhando a visão. Por outro lado, se a pintarmos de vermelho, ninguém mais conseguirá assisti-la com atenção, pois o vermelho distrai, além de deixar qualquer um irritado depois de muito tempo olhando pra ele.

Outro exemplo é a cozinha. "O verde pode ser usado para quem está de regime, ou então para aquelas crianças que não costumam comer saladas, pois esta cor lembra o verde das folhas, facilitando a ingestão destes alimentos" , explica Mary.

"Já para quem deseja ser, ou já é, um grande gourmet, o amarelo na cozinha aumenta a criatividade" , ressalta Daisy. Para quem acha que cozinha deve ser branca, que tal detalhes em verde, laranja e amarelo? Ah, o laranja, mistura de vermelho com amarelo, é a cor das propagandas de comida, como o MacDonald´s. Basta passarmos em frente e o estômago começa a dar "sinais de vida"... Assim, cozinha laranja dá fome!!!

Vamos aos ambientes:

Partindo do principio de que as cores nos afetam, devemos escolher uma cor predominante, escolhida de acordo com o espaço e sensação que desejamos obter, e distribuí-la, de diversos tons, nos detalhes como tecidos (almofadas, colchas) e objetos de decoração (quadros etc).

Hall de entrada e escadaria - Por ser o primeiro local visitado deve causar boa impressão. Assim, o ambiente deve ser bem iluminado e organizado, podendo utilizar uma grande quantidade de cores. De preferência as tonalidades quentes e aconchegantes, estas são mais convidativas também.

Salas de estar - Se for algo como uma sala de espera, o ideal são tons de verde, pois acalmam. Caso contrário, cores aconchegantes ou vibrantes, em tonalidade amarelo e laranja, melhoram a comunicação e os relacionamentos em geral. Evite cores frias, como os tons de cinza.

Escritório - Aqui, as cores devem induzir a concentração, além de serem vibrantes e estimulantes sem exagero. Tons de amarelo luminosos, com o dourado, induzem à criatividade, além de atraírem dinheiro.

Cozinhas - Devemos levar em conta que este ambiente está sujeito diariamente a temperaturas extremas, vapor e umidade. Laranja e amarelo favorecem o apetite e trazem mais criatividade para quem gosta de cozinhar. Já o verde é excelente para quem come poucas folhas ou está fazendo regime.

Banheiros - O melhor é utilizar cores frescas e luminosas. Não há muita restrição, o importante é que este seja um lugar relaxante.

Dormitórios - Aqui, tudo depende muito do gosto pessoal de cada um. Cores como amarelo, laranja e vermelho podem atrapalhar, inclusive, o sono. Verde é a cor mais neutra, a que tranqüiliza. Rosa e azul também são indicadas. Porém cuidado com azul em excesso, este pode agravar um caso de depressão ou distanciar da realidade seu usuário. No quarto do casal, o vermelho-cereja deve aparecer sempre, mesmo que em detalhes, pois representa a paixão, o sexo.

Antes de pegar em pincéis e rolos de tinta, é importante testar a cor no ambiente em que ela será aplicada.

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...