domingo, 21 de março de 2010

Japão, o país dos blogs


Blog do ex-jogador de baseball e ator Yusuke Kamiji

O Japão é o país com o maior número de blogs do planeta. Estima-se que 37% de todos os posts do mundo sejam feitos na língua japonesa, superando o idioma inglês, que tem 35%. Se, em algumas partes do mundo, blogueiro remete à imagem de um sujeito desocupado, no Japão eles são vistos como estrelas de primeira grandeza.

Um exemplo é do ex-jogador de baseball e ator Yusuke Kamiji, que se tornou uma das figuras mais badaladas do showbiz japonês devido ao sucesso de seu site. Seu blog (http://ameblo.jp/kamijiyusuke/) entrou para o Guiness Book por receber mais de 230 mil visitantes em apenas um dia.


Blog da cantora e atriz Shoko NakagawaSe ele é o rei dos blogs, a rainha do mundo virtual é a cantora e atriz Shoko Nakagawa. Seu diário virtual (http://blog.excite.co.jp/shokotan/) recebe 3,3 milhões de cliques por dia enquanto ela discorre sobre unhas, cosplay e receitas de bolos.

No Japão, o fenômeno dos blogs potencializou os diários pessoais, mas devido a uma série de fatores, explodiu em popularidade. Um dos fatores mais claros para o fenômeno é a própria familiaridade dos japoneses com a tecnologia, o que possibilitou que não apenas os jovens, mas pessoas de todas as idades construam um blog sem maiores dificuldades.

A avançada rede de celulares do arquipélago foi pivô no sucesso dos blogs. Estima-se que cerca de 70% dos acessos a esse tipo de publicação sejam feitos pelos aparelhos portáteis. Além disso, muitos blogueiros atualizam seus endereços virtuais pelos celulares, tornando mais simples e rápido atualizar o site.

Segundo Ichiro Kiyota, editor do site Gizmodo Japan, outro motivo para o sucesso dos blogs é que eles se tornaram uma evolução da cultura japonesa de manter diários pessoais, que remonta ao século VIII.

Alguns analistas também apontam que os blogs se tornaram uma forma de muitos japoneses terem uma válvula de escape para expressar os seus sentimentos em uma cultura notória por seu hermetismo.

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...