sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Alimentação Inteligente

Eu tenho um pequeno desabafo à fazer.


Eu não sou nutricionista, mas estudo muitíssimo tudo sobre alimentação e o que ela pode fazer no nosso organismo.

Acredito de verdade que uma boa alimentação, quer dizer, uma ótima alimentação seja importantíssima emocionalmente, fisicamente,...tudo! Nós somos o que comemos mesmo! Muitas doenças de fundo emocional são favorecidas pela alimentação.

Os micronutrientes são capazes de modular a fabricação de neurotransmissores, substâncias químicas que promovem a comunicação entre as células do corpo.

A minha indignação é a falta de informações corretas em todo lugar, até por profissionais e programas de TV.

Outro dia eu estava assistindo um programa na televisão e o assunto era vegetarianismo. Não vou falar qual programa que foi esse... então...eu fiquei horrorizada com tantas informações erradas que os profissionais estavam passando para os telespectadores, com certeza as pessoas que tinham dúvidas, ficaram com mais dúvidas ainda.

Gente, isso que estou escrevendo, não é para virar um debate de intrigas. É a MINHA opinião tá gente?

Vcs não ficam com raivinha qdo o Mc Donald faz propaganda de promoção para crianças? Esse tipo de alimentação faz muitíssimo mal para um adulto, imagina para uma criança que vai viciar no sabor e vai querer mais e mais. E criança que bebe refrigerante? É um ABSURDO! Isso é um veneno total. E tem gente que fala “ Ah...mas eu tomo coca zero”, com essa informação, essa pessoa está achando que não faz mal??? Coca zero tem ciclamato sódico com sacarina sódica que faz super mal, fora os outros ingredientes destrutivos que não quero nem falar..credo!

Na verdade, existe substituto pra tudo. Açúcar por xylitol, arroz integral pelo arroz preto (mas pode ser o integral tb), chocolate pelo alfarroba ou o cacau cru, sal normal refinado por sal do Himalaia, farinha de trigo por farinha de arroz ou outras farinhas funcionais, ...eu já falei sobre tudo isso nos posts passados, tem bastante informações.

Tudo que é branco, elimine: sal refinado, açúcar refinado, farinha de trigo (por causa do glúten), leite de vaca,...

Coloque mais cereais como a quinua (alimento completo), gergelim (cheia de cálcio), semente de girassol, algas, peixe, chá verde, folhas verde escuras, frutas (coma inteira e pouco por causa da frutose), ervas, castanhas,...

Vou dar um exemplo de um lanche ou café da manhã que geralmente profissionais da área de saúde  recomendam para quem quer ter uma “boa alimentação”: peito de peru, queijo minas com pão integral.

Agora vou dar o meu exemplo de uma “ótima alimentação”: a receita do meu patê de tofú (já postei aqui), ou meu tahine no pão de arroz (tb tenho receita minha postada aqui) ou vários outros pães que tenho a receita postada aqui tb.
Não é embutido, é sem lactose, sem glúten, mas com muita proteína, cálcio, ferro, ...de ótima qualidade.

No exemplo de cima, digo que os embutidos fazem mal, queijo minas vem do leite que faz mal (já falei sobre o leite aqui) e o pão integral tb faz mal pois esses pães de mercado contém conservantes, soja, óleos vegetais hidrogenados, muitas vezes bromo, etc... Mas para quem quer perder peso mesmo, é melhor eliminar o glúten. Já postei sobre tudo aqui, leite, glúten...

Então amigos, esse é o meu espaço onde posso dar minha opinião, dar sugestões, não é para gerar discussão, pois cada um tem a sua opinião, o seu modo de ver as coisas. O que eu mais quero é ver todos saudáveis, com a melhor informação possível, por isso fiz esse blog.

Tenhamos sabedoria!

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...