terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Óleo de côco


Velho conhecido dos adeptos da alimentação viva e das massagens orientais, o óleo de coco está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas de produtos naturais. Especialistas garantem que, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos, a gordura do bem, o óleo é aliado de quem tem colesterol alto, vive gripado ou quer emagrecer. O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular do ácido láurico protege o corpo de bactérias, vírus, fungos e protozoários e ajuda a regularizar as funções intestinais, tanto no caso de diarréia como no de constipação. O alimento também é indicado para quem precisa emagrecer, já que tem uma leve ação termogênica. Estudos feitos com o óleo no Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a substância, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos. " O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno " Versátil, o óleo de coco pode ser usado como tempero de saladas, como substituto do óleo de cozinha ou misturado a iogurtes, sucos e vitaminas. Para perceber os efeitos benéficos na saúde, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa. Apenas cuidado para não exagerar, já que cada colher de sopa do óleo tem cerca de 120 calorias. Uma dieta saudável deve ser composta por quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos e gorduras, e que as calorias vindas das gorduras nunca devem ultrapassar os 20% de uma refeição. Em se tratando de dieta, o importante é entender que a alimentação saudável é feita do conjunto, não apenas de um alimento específico. Todo alimento tem seu lado bom e seu lado ruim. O exagero é que faz mal ao organismo. Aliado da beleza O óleo de coco é um das bases da medicina indiana Ayurveda, que indica seu uso tópico para tratar de doenças cutâneas como dermatite e eczema. O óleo também é usado em massagens orientais como a Shantala, feita em bebês, e naquelas que visam o equilíbrio energético. O óleo de coco, segundo os indianos, teria o poder de refrescar o corpo, aliviando a raiva e a culpa, e incentivaria a circulação do prana, nossa energia vital. A substância também é o ingrediente principal de muitos cosméticos orgânicos livres de químicos como parabenos, já que tem propriedades hidratantes e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele.
(O Globo)

Eu uso para fazer meus leites vegetais, minhas omeletes, uso na alimentação em geral e tb na pele e cabelos.

Bjss

Receita do "Meu Arroz"

Oi, hoje vou ensinar a fazer um arroz fácil e muito nutritivo. Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de arroz japonês
  • 1/2 xícara (chá) de arroz preto ou o integral
  • 1/2 xícara de talos que couve picada
  • 1/2 xícara de hidiki (alga japonêsa)
  • 1/2 xícara de quinua em grãos
  • Tempero ao seu gosto. Eu coloco ervas desidratadas, cebola e alho
  • Opicional: cenoura ou vagem, o que preferir, picadinho
Modo de preparo:

Lave o arroz, coloque todos os ingredientes na panela e água (umas 4 ou 5 xícaras de água). Tampe a panela, fogo alto até começar à ferver, depois abra um pouco a tampa e deixe em fogo baixíssimo por mais ou menos 20 minutos. Mas fique de olho. Depois que ficar pronto, tampe e deixe no vapor quentinho mais uns 15 minutos.
Eu sei que esse meu arroz é beeem diferente e quem não está acostumado, pode ser estranho para o paladar mas eu acho uma delícia! Ainda mais por ser super nutritivo.

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...