sexta-feira, 16 de abril de 2010

Que árvore! Conheçam Moringa Oleífera (Moringaceae)

Hortaliça arbustiva originária da Ásia e da África, há pouco mais de dez anos presente em solo brasileiro, é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza.
Contém:
  • 7 x mais vitamina C que a laranja
  • 4 x mais vitamina A que a cenoura
  • 4 x cálcio que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi)
  • 3 x mais potássio que a banana

  • mais ferro que o espinafre
  • 9 aminoácidos essenciais
  • vitaminas B1, B2, B3
  • oligoelementos como cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco.
A moringa é tida como árvore milagrosa, cultivá-la é sinônimo de cultivar multi-vitaminas à porta de casa. Por isso, esta árvore tem o poder de ajudar a superar um dos mais severos dos países em desenvolvimento, a desnutrição. Tb pode ser usada como purificador de água.

SEMENTES - De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal. As sementes verdes podem ser cozidas, iguala feijão branco, soja, etc., e servidas na forma de salada.

FOLHAS - Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais.

FLORES -As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com outros legumes, como beterraba, cenoura, ou frutas como a laranja, maçã, melão, mamão, caju, abacaxi. etc. As flores tambem poderão ser utilizada em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários
países.O suco das flores ou folhas, pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.


De suas folhas, flores ou sementes, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água. As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo.
No Nordeste brasileiro esta planta já está sendo utilizada para este fim.


VAGENS - As vagens novas podem ser cozidas, iguala aspargos ou vagens de feijão. E bastante utilizada desta forma no Haiti.

ALIMENTAÇÃO HUMANA - Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em proteína, vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo com nutrição equivalente, mas com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas.

Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lupus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução da obesidade, cura de irritação gastro-intestinal, de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

Existe citação do uso dessa planta com essa finalidade na bíblia, em Exodus 15:20-25. Ela é considerada um milagre da natureza, uma verdadeira farmácia natural.

As sementes são distribuídas gratuitamente.

COMO AUMENTAR O POTENCIAL DE FOLHAS E FLORES DA PLANTA


Como as terras do Brasil são, em geral, muito férteis, a tendência da planta é crescer muito rapidamente e produzir um tronco alto. Para aumentar o potencial de folhas e flores, pode-se utilizar a seguinte estratégia:
  • Quando a planta atingir 80 cm, quebre o ponteiro, para ela soltar novos brotos;
  • Deixe os novos brotos crescerem mais uns 50 cm e quebre as pontas de todos eles;
  • Quando os novos brotos atingirem outros 50 cm, quebre as pontas destes tambem;
Este procedimento irá ajudar a planta a formar uma copa mais ampla. Posteriormente, poderão ser tomados alguns cuidados, como cortar as pontas mais altas para a planta permanecer numa altura mais baixa e desenvolver galhos laterais, o que aumenta o potencial e produção de folhas e flores, que são os principais objetivos.

Nessa comunidade do orkut vc vai achar as sementes: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=17730374, ou procure um doador na sua cidade.

Bjss

13 comentários:

  1. gostei muinto da informçao

    ResponderExcluir
  2. tomoko.ganhei o semente .gostei da informaçao,vou prantar mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
  3. gostei da ideia plantaçao do futuro, gostaria de obter umas semente;;;;;;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi
      antonio temos sementes a vendas favor nos envie informacoes para este email moringaouroverde@gmail.com

      Excluir
  4. Eu tb, rsrsrsr. Procurando no google vc deverá achar.
    BJss

    ResponderExcluir
  5. Olá..também sou interessado em assuntos de saúde,tem um site com muitas informações sobre a moringa oleífera....confiram!
    www.moringaseimei.com

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Lindo blog, com informacoes muito uteis! Parabens!

    ResponderExcluir
  7. eu ganhei a semente e gostei muitissimo da informação irei plantar o mais rapido possivel.estou super curiosa para saber como irá ficar a minha moringa.

    ResponderExcluir
  8. gostei muito da informação.amanhã mesmo vou plantar.estou muito curiosa para saber como vai ficar a minha linda arvore.muito obrigada pela informação.

    beijos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. ame las propiedades de esta planta milagrosa

    ResponderExcluir
  10. ADOREI AS INFORMAÇÔES, GOSTARIA DE ADIQUIRIR SEMENTES.

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria, estou a trabalho na região de Jussara, Bahia e percebi a ocorrência desta espécie como outras nativas da caatinga que algumas pessoas dos povoados mais distantes ainda utilizam-se desta sabedoria ancestral na preparação de varias receitas para remédios, chás, produtos dermatológicos, entre outros, utilizando a riqueza destas plantas nativas.
    Parabéns pelas informações disponibilizadas em seu Blog.

    Marcelo Juliano - Geógrafo
    Porto Alegre-RS em Jussara-Bahia

    ResponderExcluir

Assim que seu comentário for aprovado, ele será publicado no meu blog. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...