sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Chás

CHÁS DIGESTIVOS - favorecem as secreções gástricas e a digestão


- boldo
- camomila
- erva-doce
- cascas de laranja
- cascas de abacaxi

CHÁS CALMANTES - agem como tranqüilizantes naturais e indutores do sono.

- melissa
- sementes de maracujá doce
- erva-cidreira
- alfazema
- camomila

CHÁS DIURÉTICOS – auxiliam o funcionamento dos rins, diminuem inchaços e podem ajudar no tratamento da hipertensão arterial.

- chapéu-de-couro
- rosa-mosqueta
- folha de abacate
- quebra-pedra
- cavalinha

CHÁ EMAGRECEDOR – tem ação termogênica e pode auxiliar no emagrecimento.

- Chá verde ou Green tea

Existem chás que contém taninos, que combatem os radicais livres e tem ação antioxidante, mas que dificultam na absorção de certos nutrientes.
Então, alguns chás não devem ser tomados logo após uma refeição.
Os taninos estão presentes nos chás verde, mate e preto e também no café e chocolate. Tanto o chá verde como o mate e o preto contêm cafeína e desta forma não devem ser usados à noite para não atrapalhar o sono.

Sobre chás laxativos, devemos ter muito cuidado. O uso indiscriminado de algumas ervas com esse efeito está se tornando uma prática muito comum, isso preocupa pois as pessoas acham que tudo que vem das plantas é natural e não faz mal. Não é bem assim.
O uso de chás laxativos podem causar doenças intestinais, desequilíbrio na macrobiota intestinal, prejuízo no sistema imunológico, na produção de neurotransmissores e na absorção de nutrientes.
Chás com propriedades laxativas que podem afetar a saúde: Sene, Cáscara Sagrada e Extrato de ruibarbo. Essas ervas, normalmente também estão presentes em muitos chás emagrecedores.

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...