sábado, 1 de março de 2014

O Mito do Ovo!!!

Amigos e amigas, hoje venho postar um assunto muito controverso e polêmico. 
Vou falar do segundo melhor alimento do mundo: o OVO! 
Quem gosta de ovo aí? Vão amar esta postagem! 


Comecei o título: O Mito do Ovo, pois a grande maioria das pessoas acredita que o ovo aumenta o colesterol. Muitos olham provavelmente para a tabela nutricional e se fixam no x mg de colesterol correspondendo à x % do consumo diário para uma dieta de 2000 calorias (E sempre que quiserem procurar uma tabela nutricional, procurem tabelas internacionais pois as brasileiras estão completamente desatualizadas. Deixarei um link da maior organização em pesquisas em nutrição do mundo). 
Vamos nos atentar para os estudos que provam os efeitos que o ovo causa no nosso organismo. 
Por exemplo, existe um estudo na Universidade de Medicina de Harvard onde universitários (estudante de medicina) ingeriram 25 ovos por dia, durante 3 meses. Sabem qual foi o resultado? O COLESTEROL DELES BAIXOU!!! 
Outro dado interessante, o melhor alimento do mundo é o leite materno. E vcs sabem quanto dele é colesterol? 50%. Então isto nos faz ver o quanto o colesterol é importante para o nosso organismo. 
Ele é uma substância essencial à vida. E a partir dele é que ocorre toda a síntese de hormônios sexuais no corpo. 
Um outro estudo publicado pela Nutrition and Metabolism EM, 2008, evidenciou e comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios: 

- ação anti-inflamatória
- emagrecimento
- aumento do HDL
- diminui os níveis de insulina

Gente, nada de separar o ovo! Temos que comê-lo inteiro! Um ovo tem em média entre 66 e 80 calorias. Eu por exemplo, não conto calorias, nunca contei! Não estou falando aqui, que não é para vcs  não fazerem esta contagem!!!!! Estou dando o meu exemplo! 

Eu e meu marido, consumimos entre 6 a 10 ovos por dia, durante anos! Nunca tivemos problemas com colesterol em nossos exames. Devo acrescentar que somos praticantes de atividade física e temos alimentação saudável. 

Diversos fatores aumentam o colesterol, menos o ovo!

O que muita gente esquece de estudar é que o colesterol é formado de carboidratos, e não de gorduras. E o colesterol compõe a membrana de todas as + ou - 75 trilhões de células do nosso corpo. 

O desequilíbrio atual no consumo excessivo de ômega 6 em detrimento ao ômega 3 faz com que a membrana celular passa à produzir substâncias químicas chamadas citocinas que causam inflamação nas artérias e que são a causa de problemas cardiovasculares e estes estão presentes em todos os óleos vegetais refinados (canola, milho, soja, girassol ...). 

O ovo possui ômega 3 e não 6. 
Ovos orgânicos ou caipiras contém entre 10 à 20% à mais de ômega 3 do que os ovos de granja. 

Recomendo à todos que eliminem de vez os óleos vegetais refinados, margarina, gordura vegetal e  todos os alimentos processados que contenham isso na fórmula. E coma mais ovo!!! E principalmente, busquem ajuda de um profissional capacitado e não "vendido" pelas pesquisas patrocinadas pelos laboratórios. 

Deixarei aqui o maior site do mundo em nutrição, onde eles tem os melhores nutricionistas, nutrólogos, médicos e pesquisadores em nutrição do mundo:     www.westonaprice.org

Bjss 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...