quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Gordura Saturada, Insaturada e Gordura Trans

Esse texto eu tirei de um livro: Glúten e obesidade, a verdade que emagrece. Da Regina Racco.
É um pouco longo, sei que é chato para ler, mas vale a pena ok?

" A gordura saturada é encontrada em alimentos como a carne, manteiga, banha e natas e gordura trans, como a gordura hidrogenada, encontradas em margarinas, sorvetes, bolos, biscoitos, alimentos prontos, fritos, etc. Podem aumentar o risco de doença cardíaca.
Com relação à gordura hidrogenada é bom saber:
A gordura hidrogenada é de origem vegetal, foi desenvolvida pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada. Acontece que é impossível extrair gordura de vegetais, somente óleos. Era preciso um processo especial para solidificar este óleo, assim, eles são colocados em uma câmara com gás hidrogênio em temperatura alta e pressão. O resultado é um produto de aparência e gosto ruins, é preciso que somem outros processos, como a clarificação e desodorização para que ao final, este produto se torne aceitável ao consumo. A gordura assim fabricada serve de excelente emulsificante que melhora a textura das massas, além de aumentar sua vida, servindo de conservante.
Os médicos estão atentos aos resultados do consumo desta gordura. Na verdade nosso corpo sabe perfeitamente o que fazer quando você ingere uma cenoura, por exemplo, mas ele se mostra totalmente confuso e despreparado, quando o material ingerido foi manipulado, ou criado artificialmente, como já falava Dr.Seignalet. Um dos efeitos desta gordura, também chamada de gordura trans ou ácido graxo transverso já é testado por vários médicos: há um anormal endurecimento nos vasos sanguíneos dos consumidores de produtos que contenham em sua formulação esse tipo de gordura. Os vasos assim endurecidos (plastificados?) não se dilatam com a facilidade que deveriam se estivessem em condição normal, isso poderia explicar as mortes súbitas por parada cardíaca, de esportistas em franca atividade. Durante a prática esportiva há o natural aumento do fluxo sanguíneo, mas o vaso não se dilata para a passagem do sangue, ocorrendo a parada cardíaca. Houve um grande aumento de infartos e derrame nos últimos anos e suspeita-se que o consumo desenfreado deste tipo de gordura possa ter colaborado para isso. Estudos mostram que esta gordura é muito pior que a de origem animal.
Pela capacidade de melhorar a aparência dos produtos finais e ainda por cima estender enormemente a sua vida, o que aumenta a capacidade de lucro e diminui "a$ perdas" o uso deste tipo de gordura se tornou quase que ingrediente indispensável em uma longa lista de alimentos. Alimentos fritos, secos e crocantes, quase a totalidade dos biscoitos (alguém já se perguntou como é possível um biscoito ter a validade de 12 meses?) batata-frita, pães, bolos, tortas, achocolatados, margarinas, requeijão, chocolates, sorvetes, enfim, uma enorme lista de produtos que por certo estão neste momento em seus armários e geladeira. Procure ler as embalagens.
No Brasil, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou que os rótulos dos alimentos industrializados devem informar ao consumidor sobre a quantidade de gorduras trans contida no produto. E isso tem de fato sido feito, mas prestem atenção, porque é habitual (já encontrei muitas embalagens assim), colocarem gorduras trans 0 e na composição, informarem que contém gordura hidrogenada, como se fossem coisas diferentes. Veja sempre a fórmula do alimento, se conte´m gordura hidrogenada, você já tem a sua resposta.
A preocupação com este assunto, tem unido pesquisadores dos estados Unidos e Europa. Em 1994, epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100 mil mortes prematuras por ano nos Estados Unidos.
Ainda os Estados Unidos: Ales atribuem o uso da gordura vegetal como o maior desastre da história da alimentação do País por produzir doenças metabólicas, diabetes (é conhecido que o número de crianças com diabetes tipo II cresce assustadoramente a cada ano), alterações dos lipídeos (gorduras) sanguíneos, hipertensão arterial, esteatose hepática (fígado gorduroso) e epidemia de obesidade e outras doenças. A obesidade nos Estados Unidos e Reino Unido hoje se configura como a maior taxa de toda a história desses países. Não é difícil se entender porque, basta saber que os ingredientes presentes nos alimentos masi consumidos são: trigo, gordura, açúcar e sal."

Foi longo mas é importante saber disto. É triste como a casa da gente só tem porcaria, e as pessoas mesmo informadas, não mudam esse conceito. Fico chateada que festas de crianças só tem besteiras, será que isso vai mudar um dia? Frituras, doces e refrigerantes não poderiam ser substituídos por salgados de forno, sanduíches, sucos...algo do tipo "mais saudável"?
Eu por exemplo, como já falei aqui no blog, não tenho nada dessas besteiras em casa. Mas tb como já disse, não sou radical, na casa de amigos ou restaurantes eu como pizza,...mas é só de vez em qdo. Importante é vc ser saudável em casa e tentar ser o mais saudável possível na rua.
O nosso corpo é um templo criado por Deus, vamos cuidar dele né?

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...