terça-feira, 11 de maio de 2010

Maca em pó

 
O Lepidium meyenii, popularmente conhecido como Maca, é uma planta perene pertencente à família das Solanaceae, que é encontrada em regiões de grandes altitudes (acima de 3000m), freqüentemente cultivada nos Andes peruanos. A Maca ficou conhecida como o “VIAGRA NATURAL”, devido às suas propriedades afrodisíacas, energéticas, combatendo a impotência e melhorando a fertilidade. Existe até uma lenda, que dizia que os guerreiros incas antes de saírem para as batalhas consumiam maca, o que tornava-os extremamente fortes, mas após a conquista das cidades, os guerreiros eram proibidos de usar maca para que as mulheres conquistadas fossem protegidas dos impulsos sexuais destes guerreiros.


Desde 1960, numerosas pesquisas têm sido realizadas com a finalidade de esclarecer os benefícios promovidos por este fitoterápico. Estes efeitos têm sido relacionados a sua rica composição nutricional e grande valor medicinal.

A composição nutricional deste vegetal é representada pelos carboidratos, proteínas, fibras, lipídeos, aminoácidos essenciais, tais como, os ácidos aspártico e glutâmico, serina, glicina, arginina, valina e lisina. Contém também vários ácidos graxos saturados e polisaturados; minerais como o ferro, manganês, cobre, zinco, sódio, potássio e cálcio e, vitaminas como a tiamina (B1) riboflavina (B2), C e E. Entretanto, a grande potência deste pó provém da combinação entre estes elementos nutricionais e outras substâncias relacionadas à atividade medicinal deste fitoterápico, tais como: alcalóides conhecidos como macaenos 1, 2, 3 e 4; saponinas; taninos; esteróis como o brassicosterol, ergosterol, campesterol, delta-ergostadienol e sitosterol; glucosinolates; betaecdisona e monossacarídeos como a frutose.

Pesquisas realizadas com animais demonstraram que a maca aumenta a fertilidade de fêmeas e a produção do fluido seminal em machos; potencializa a capacidade erétil de ratos; é grande fonte energética, sem promover acúmulo de gorduras; estimula a capacidade física e intelectual; combate o envelhecimento precoce e controla diversos tipos de anemia. A Maca também tem sido recomendada por diversos clínicos como droga alternativa e segura, no tratamento de problemas relacionados ao sistema endócrino, como por exemplo, na reposição hormonal.

Os alcalóides presentes nesta raiz (macaenos e macamídeos) estimulam o sistema reprodutivo de ambos os sexos, pois ativam a calcitonina e o paratormônio, substâncias relacionadas com a regulação do metabolismo de cálcio e fósforo. Exercem ação também sobre o hipotálamo e a glândula pituitária, os quais são responsáveis pela regulação do funcionamento das glândulas endócrinas, incluindo as adrenais, a tiróide e os ovários, promovendo grande liberação de substâncias precursoras de hormônios.

A grande quantidade de lisina e arginina presentes neste fitoterápico, regula a fertilidade de homens e mulheres, uma vez que, a arginina está presente em 80 % das células reprodutoras masculinas. A suplementação destes aminoácidos corrige possíveis deficiências dos mesmos, que podem ocasionar a perda do desejo sexual e produzir infertilidade em homens e mulheres. Os esteróis associados à lisina também aumentam a fertilidade em mulheres e aliviam os sintomas da menopausa.

Os glicosinolatos, principalmente o isotiocianato de benzila, apresentam ação benéfica em processos reprodutivos hormonais.

A maca também fornece energia extra, pois contém frutose, monossacarídeo recomendado em casos de estresse físico e, sendo utilizado pelo plasma do sêmen para fornecer energia aos espermatozóides. Além destes mecanismos, a maca estimula também as funções do sistema endócrino.

Este fitoterápico apresenta inúmeras indicações, como por exemplo, energético e restaurador físico e psicológico; melhora a memória e a concentração; fortalece o sistema imunológico; regula o ciclo menstrual e aumenta a fertilidade; reduz os sintomas da TPM e da menopausa; aumenta a espermatogênese e a potência sexual. A maca é uma planta adaptogênica, ou seja, restaura o equilíbrio (homeostase) do corpo e, pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis. Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também poderem ser tratados com Maca.

Aconselha-se não fazer uso deste durante a gravidez e/ou amamentação, pois não existem avaliações clínicas suficientes para considerá-lo seguro.

Recomenda-se a ingestão de 1 a 2 cápsulas, 2 a 3 vezes ao dia. Pode ser usado, também, adicionado à água, bebidas, sucos ou alimentos respeitando a dosagem de 5 a 20 g diárias.

A Maca pó pode ser associada com outros estimulantes tais como: a Pfaffia paniculata e/ou guaraná pó, potencializando a ação imunoestimulante, energética e psicoestimulante deste fitoterápico.

Fonte: http://www.fsjose.com.br/
 
Pode-se misturar o pó no preparo de bolos, pães, tortas, sucos,...
 
Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...