sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Alga kombu

Olá amigos,

Hj foi falar dessa alga japonesa chamada kombu que os japoneses amam! É um alimento muito nutritivo, todas as algas absorvem os minerais do mar, que é rico em muitos minerais e oligoelementos. O cálcio e o ferro tendem a acumular-se em muito maior quantidade nas algas do que nas plantas terrestres. Por exemplo, 8g de uma porção seca de kombu fornece mais cálcio do que um copo de leite. As algas também fornecem grande quantidade de iodo, que é essencial para a função tiroideia. Mas cuidado com o excesso. Tb são ricas em fibras solúveis, como os alginatos, carragenina e agár, que não são digeridas no intestino e ajudam a aumentar a sensação de saciedade. Contém tb uma quantidade pequena de gordura e algumas variedades são ricas em proteínas. Vitamina A, C e E também são encontradas nas algas em quantidades úteis, e também são uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12, o que as torna num complemento importante na dieta vegetariana ou vegan. 
As algas são excelentes fontes de fibra, minerais e fitonutrientesSão alimentos seguros para saúde, no entanto deve-se ter algum cuidado com algumas variedades que contêm elevados níveis de sódio, iodo e metais pesados. No geral, as algas podem ser utilizadas numa dieta variada. Estas podem substituir o arroz, batatas assadas e a salada ou serem acrescentadas a sopas, caldos, cozidos e guisados. 
Acabei falando das algas em geral. 
Bom, uma das maneiras fáceis de se beneficiar da alga kombu é assim: 

Pegue um pedaço do kombu, corte em pedaços do tamanho que quiser, eu corto com 1 cm. Corte com uma tesoura. Coloque numa jarra e acrescente água filtrada. Deixe na geladeira. Faço isso toda noite antes de dormir, em dias alternados. 



Gente, pra manter um equilíbrio, eu não faço nada todos os dias, eu alterno tudo ok?
No dia seguinte use essa água pra fazer meus sucos, vitaminas, sopas, até mesmo beber essa água pura ou com xylito ou um pouco de mel cru, com limão, etc. Vai tomando e usando durante o dia. (Eu uso no meu suco matinal) Use-a como quiser. Vc terá os benefícios do kombu nessa água. Qdo essa água acabar, pegue o kombu, se não for usar imediatamente, coloque num recipiente de vidro com azeite pra guardar na geladeira. Use em no máximo 3 dias. 

 


Dá pra usar essa alga em muitas coisas por ex. bolos, omeletes, panquecas, etc. É só processar tudo junto. E não fica sabor nenhum! Vc pode fazer para seu filho!
Eu uso ela seca mesma no meu feijão. Esse vai ser um outro post que farei em breve. 
Espero ter ajudado e se vem do Oriente, é pq faz bem né? Kkkkkkkkkkk ... Os japoneses são os que vivem mais!

Bjss 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...