quinta-feira, 17 de junho de 2010

Glúten, o Vilão

Glúten vira cola no intestino e provoca diversas complicações


O inimigo de quem busca uma vida saudável está no pão, no bolo ou na cerveja. É o Glúten – uma substância encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada. Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão.

Muito desses problemas de saúde são em decorrência na mudança de cardápio dos brasileiros que passaram a comer em excesso alimentos ricos em glúten como pães, biscoitos, macarrão e bolos. Hoje até queijos embutidos vem com a substância. A nutróloga Clara do Brandão, do Ministério da Saúde, alerta para a criação de uma soberania alimentar. “Mandioca, milho e arroz no lugar do trigo importado, que faz tanto mal a saúde”, disse.

O corpo responde de diversas maneiras: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias e doenças auto-imunes. O nutrólogo João Curvo conta que os chineses consideram o excesso de glúten sinal de má higiene interna já que o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação.

A dieta sem glúten é moda nas academias pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal é comprovada. Muita gente está incluindo na alimentação pães de aipim e de milho, macarrão de arroz e cookies sem glúten.O nutricionista Leonardo Haus está recomendando a dessensibilização ao glúten. Trata de um período de três meses no qual não se pode comer os quatro cereais que contêm o glúten - trigo, centeio, cevada e aveia. “A idéia é uma reeducação alimentar. Você pode comer um pãozinho mas o excesso pode alterar todo o seu metabolismo, baixar a imunidade do organismo e levar doenças. Mas é bom lembrar que nem todo obeso tem essa intolerância alimentar”, explica.

Problemas relacionados ao consumo de glúten:


• Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.

• Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.

• Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.

• Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.

• Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

Fonte: Márcia Cezimbra do O GLOBO.

Glúten pode causar problemas que vão além da doença celíaca


O glúten, proteína presente na maioria dos produtos industrializados, é proibido para portadores da doença celíaca. O que muita gente não sabe é que isso não é uma exclusividade dos celíacos. Muitas pessoas têm hipersensibilidade a este nutriente e sofrem com diversos sintomas desagradáveis, que desaparecem quando passam a fazer uma dieta sem glúten.

Mas, segundo a nutricionista funcional Valéria Paschoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, os problemas com o glúten vão muito além do que se imagina.

O glúten é uma fração protéica que pode não ser bem digerida por algumas pessoas. Então, para aqueles que não têm uma boa digestão deste nutriente, ele se tornará prejudicial, levando ao desenvolvimento de uma hipersensibilidade alimentar.

As consequências causadas pela hipersensibilidade ao glúten podem se manifestar de diversas formas, como inchaço abdominal, diarreias, constipações, rinite, asma, artrite, prurido, dermatite, acne, e alterações de humor, como ansiedade, depressão e até mesmo a síndrome do pânico. Outro problema que pode ser agravado pelo consumo da proteína é a TPM (tensão pré-menstrual), problema que atinge grande parte das mulheres e que causa diversos desconfortos.

Para Valéria, o glúten pode ser retirado da alimentação sem problemas, pois não é uma proteína de alto valor biológico, isto é, não possui todos os aminoácidos essenciais e por isso, vivemos muito bem sem ele.

“Além disso, essa energia que não foi utilizada será acumulada no organismo em forma de gordura”, afirma. “Outros benefícios irão depender do órgão de choque da pessoa. Por exemplo, se há reações intestinais a melhora será no intestino, se há reações nas articulações a melhora será nas articulações e assim por diante”, completa a nutricionista.

Quem for diagnosticado como celíaco, tiver hipersensibilidade ou quiser diminuir a ingestão do glúten, pode substituir o trigo, aveia, cevada, centeio e malte por arroz, milho, quinoa, amaranto, batata, mandioca, inhame, entre outros.

(Texto: Monique dos Anjos)

Fonte: http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais/2010/05/gluten-pode-causar-problemas-que-vao-alem-da-doenca-celiaca/?utm_source=twitter&utm_medium=abrilcom_mulher


Gente, é sério, a melhor coisa que vcs vão fazer é tirar o glúten da dieta. Ele não deixa o intestino delgado ( responsável por 80% do potencial de imunidade) absorver os nutrientes, os minerais e vitaminas A, D, E e K.

Normalmente, os alimentos levam 18 horas até a eliminação, os alimentos com glúten levam 28 horas. O glúten fica retido na parede do intestino causando intoxicação e várias doenças.

E para quem quer emagrecer é ÓTIMO! A barriga diminui muito mesmo!

Bjss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...