quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jantar japonês

A maioria das pessoas conhecem a culinária japonesa como sendo só de sushis e sashimis. Na verdade isso é só uma parte do que comemos. Existe uma variedade imensa! A comida caseira japonesa por exemplo é bem diferente do que os brasileiros conhecem.
A culinária japonesa é a mais extensa, diversificada, nutritiva e mais completa do mundo!

Esse jantar é um deles e é o mais bem simples. O peixe é linguado (pode ser atum, salmão, tilápia..), arroz com gergelim preto, o molho do peixe, missoshiru (sopa de soja com inhame, algas, tofú e cebola) e nirá (broto de alho) refogado com óleo de gergelim e shoyu com gergelim branco, veja:

Eu tempero o peixe com esses ingredientes: vinagre de arroz, óleo de gergelim, shoyu e wasabi (raiz forte):

O arroz eu faço nessa panela elétrica japonesa e é feito sem tempero:


Depois eu vou postando outros tipos da culinária japa ok?

Bjss

3 comentários:

  1. Hummm..Deu água na bocaaaa...
    A m o comida japponesaaaaa!

    bj

    ResponderExcluir
  2. E o arroz japones tbm é diferente, né?! Me lembro que na infância sempre ia na casa de uma amiga japonesa e adorava o arroz da casa dela... tbm tenho uma panela de arroz, mas nem se compara a sua...rs
    Como vc compra seu peixe, eu geralmente, compro congelado e acho que fica tão ruim, mesmo bem temperado...
    Bjos, boa quinta
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Pri, as vezes compro congelado msm, gostaria sempre de comprar o peixe fresco mas as vezes não é possível. Descongelo na geladeira de um dia para o outro e grelho na frigideira anti-aderente sem tempero msm, depois de pronto é que eu coloco aquela mistura de tempero que postei. Fica uma delícia! Depois de descongelado tira bem a água dele. Se possível compre sempre fresco.
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir

Assim que seu comentário for aprovado, ele será publicado no meu blog. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...